Progama Pé-de-Meia você tem direito? Calendário de Pagamentos, Valores e Inscrição

Até R$ 9.200 na conta do aluno que concluir o Ensino Médio.


Agora chegou a hora de entender como funciona o processo para começar a receber direto na conta bancária os valores do Pé de Meia. Veja como é bem simples (mais do que você poderia imaginar).

Como se inscrever no Pé de Meia

A inscrição no Pé-de-Meia é automática para alunos que atendem aos critérios. As redes de ensino responsáveis informam os dados dos estudantes ao MEC, que verifica e acompanha os requisitos para o pagamento dos incentivos.

Não é necessário realizar uma inscrição separada, apenas garantir que todos os dados estejam corretos e atualizados.

Para confirmar a aprovação e acompanhar o status de seu benefício, o estudante precisar utilizar o aplicativo Jornada do Estudante. O login deve ser criado pela conta gov.br.

O aplicativo oferece as informações sobre a aprovação no programa, o status dos pagamentos e demais detalhes do Pé de Meia.

Ainda Sobre a Inscrição

É importante que você busque com os responsáveis da escola o entendimento sobre como o processo está andando

Para participar do Programa, o estudante precisa possuir um CPF válido e garantir que os dados de sua família estejam atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que é usado para identificar famílias de baixa renda no país.

Como emitir o CPF?

O CPF é essencial para participar do programa. Para emitir, o estudante deve se dirigir a uma agência dos Correios, Banco do Brasil, ou Caixa Econômica Federal com um documento de identidade e certidão de nascimento.

Também é possível fazer a solicitação online pelo site da Receita Federal. Para solicitar, basta preencher o formulário online disponibilizado pela Receita Federal no site oficial.

Como fazer o Cadastro Único?

Para se inscrever no CadÚnico, a família deve comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo, levando documentos de identificação de todos os membros da família. É importante manter os dados atualizados para continuar recebendo benefícios sociais.

Durante o processo de inscrição, o representante deve apresentar pelo menos um dos seguintes documentos para cada membro da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.

Forma de Pagamento (como receber o dinheiro)

Os pagamentos do programa são realizados pela Caixa Econômica Federal em contas abertas automaticamente em nome dos estudantes.

O dinheiro pode ser sacado diretamente pelos alunos maiores de 18 anos, ou com autorização do responsável para menores de idade, utilizando o aplicativo Caixa Tem ou em agências da Caixa.

DINHEIRO PARA RECEBER
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