Seguro Desemprego: Como dar Entrada, Quem tem Direito e Valores

Foi mandado embora? Você pode receber um valor de até R$ 11.568,70 (até 5 parcelas máximas de R$ 2.313,74).


Venha ver o passo a passo para solicitar o Seguro Desemprego sem dificuldades e como acompanhar o andamento do benefício até recebê-lo.

Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego?

O Seguro Desemprego é um direito garantido a todos os trabalhadores com carteira assinada, desde que sejam cumpridos alguns requisitos. Entre os principais grupos que podem solicitar o benefício estão:

  • Trabalhador formal e empregado doméstico demitido sem justa causa;
  • Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso para participar de algum curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Trabalhador formal e empregado doméstico que pediu dispensa indireta (ou justa causa patronal), quando o funcionário pede seu desligamento em caso de falta grave do seu empregador – como atraso de salário, insalubre ou abuso;
  • Pescador profissional durante o período do defeso (quando a pesca é proibida para proteger os animais);
  • Trabalhador resgatado da condição análoga à escravidão.

Como Solicitar o Seguro Desemprego Passo a Passo

Você pode solicitar o Seguro Desemprego de 3 formas: pelo app Carteira de Trabalho Digital (no celular), pelo portal Gov.br (no computador) ou presencialmente, em um posto do SINE. Confira o passo a passo em cada caso:

Solicitar o Seguro Desemprego pelo aplicativo

  1. Baixe o app Carteira de Trabalho Digital na App Store (se o seu celular for iPhone) ou na Play Store (se o celular é Android);
  2. Ao entrar no app, clique em “Cadastrar”, digite seu CPF, nome completo, celular e e-mail;
  3. Agora marque as opções “Não sou um robô” e “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”. Clique em “Continuar”;
  4. Responda as questões pessoais, como ano de nascimento e nome da mãe;
  5. O próximo passo é validar o cadastro pelo link enviado no seu e-mail ou pelo código enviado por SMS;
  6. Crie uma senha e pronto! Você está cadastrado;
  7. Para fazer o pedido, informe o CPF e a senha, e clique em “Entrar”;
  8. Entre em “Benefícios”;
  9. Na aba seguro-desemprego, clique em “Solicitar”;
  10. Informe o número do requerimento do seguro-desemprego (o número, de 10 dígitos, está registrado no formulário entregue pelo empregador) e toque em “Localizar”;
  11. Verifique a conta, o valor das parcelas e as datas de recebimento e confirme. Pronto!

Como solicitar o Seguro Desemprego pelo site

  1. Acesse o Portal Emprega Brasil (servicos.mte.gov.br);
  2. Clique em “Entrar com Gov.br“;
  3. Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
  4. Faça a verificação de segurança marcando a opção “Não sou um robô” e “Aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”. Clique em “Continuar”;
  5. No celular, baixe o app Gov.br (iOS e Android);
  6. Clique em “Ler QR Code” e enquadre-o na tela do seu celular;
  7. Agora clique em “Fazer reconhecimento facial”;
  8. Enquadre seu rosto no círculo na tela do celular e clique no ícone de câmera para tirar uma foto;
  9. No computador, confirme seu CPF e o nome completo. Clique em “Continuar”;
  10. Na próxima tela, escolha entre o e-mail ou celular para receber o código. Clique em “Continuar”;
  11. Digite o código recebido e continue;
  12. Informe uma senha (lembre-se de anotá-la!), confirme e clique em “Continuar”.
  13. Agora é fazer o pedido: clique em “Seguro-desemprego” e, depois, em “Solicitar seguro-desemprego”;
  14. Informe o número do requerimento do seguro-desemprego (ele tem dez dígitos e está registrado no formulário entregue pela empresa) e clique em “Localizar”;
  15. Verifique a conta, o valor das parcelas e as datas de recebimento e confirme. Pronto!

Solicitar o Seguro Desemprego presencialmente

Para receber atendimento presencial, você deve ir em qualquer unidade:

  • da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE);
  • da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho (SEPRT);
  • ou do Sistema Nacional de Emprego (SINE) após agendamento pela central 158.

Documentos necessários para solicitar o Seguro Desemprego

É obrigatório ter em mãos apenas:

  1. CPF: ativo e válido perante a Receita Federal;
  2. Requerimento do Seguro-Desemprego: um documento que você recebe do empregador no momento que é dispensado sem justa causa;
  3. Documento de identificação civil válido (como Identidade ou CNH), em caso de atendimento presencial.

Também podem ser requisitados:

  1. Termo de rescisão do contrato de trabalho ou termo de quitação;
  2. Comprovante de Endereço do trabalhador;
  3. Carteira de trabalho (física ou digital).

Prazo para solicitar o Seguro Desemprego

Fique atento aos prazos para solicitar o benefício, que variam conforme o tipo e situação do empregado:

  1. Trabalhador formal: deve solicitar entre o 7º e o 120º dia após a data da demissão;
  2. Empregado doméstico: entre o 7º e o 90º dia após a data da demissão para pedir o seguro-desemprego;
  3. Pescador artesanal: pode requerer o benefício durante o ‘período de defeso’, em até 120 dias do início da proibição;
  4. Empregado afastado para qualificação: pode solicitar durante a suspensão do contrato de trabalho;
  5. Trabalhador resgatado: tem até o 90º dia após a data do resgate.

Por fim, vamos falar sobre o cálculo que deve ser feito para saber o valor que você vai receber do Seguro Desemprego e a quantidade de parcelas.

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