Programa Dignidade Menstrual: como ter acesso aos absorventes gratuitos e quem tem direito

Veja como ter acesso gratuito a absorventes oferecidos pelo governo federal para meninas e mulheres de todo Brasil.


Como ter acesso a absorventes gratuitos

Quer saber como garantir seus absorventes gratuitos pelo Programa Dignidade Menstrual? É mais fácil do que parece! Aqui está o passo a passo:

  1. Esteja cadastrada no CadÚnico: Se ainda não estiver, procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para se cadastrar;
  2. Acesse o Meu SUS Digital: Você pode usar o aplicativo no seu celular (Android ou iPhone) ou acessar o site do Ministério da Saúde em qualquer computador com internet. Não se preocupe em fazer um novo cadastro; o Meu SUS Digital utiliza as informações do seu login no portal Gov.br;
  3. Emita a Autorização do Programa Dignidade Menstrual: Dentro do Meu SUS Digital, clique em “Emitir Autorização”. Você pode salvar esse documento no celular ou imprimir, como preferir;
  4. Vá até a Farmácia Popular: Leve um documento de identificação oficial com foto e número do CPF, junto com a autorização que você emitiu. Apresente tudo na farmácia credenciada e pronto—você receberá seu kit de absorventes!

Meu SUS Digital

O Meu SUS Digital é um aplicativo que facilita o acesso aos absorventes gratuitos do Programa Dignidade Menstrual. Com ele, você pede a autorização necessária direto pelo celular, sem complicações.

Como funciona? O app permite que você emita a Autorização do Programa Dignidade Menstrual sem sair de casa. Nada de filas ou papelada – é tudo rápido e prático.

Passo a passo para obter a autorização:

  1. Baixe o Meu SUS Digital: Procure o aplicativo na loja do seu celular (Android ou iPhone).
  2. Entre com sua conta Gov.br: O app usa suas informações do portal Gov.br, então não precisa criar um novo cadastro.
  3. Acesse o Programa Dignidade Menstrual: Dentro do aplicativo, encontre o programa e clique em “Emitir Autorização”.
  4. Guarde a autorização: Você pode salvar no celular ou imprimir, como preferir.
  5. Com a autorização em mãos, vá até uma Farmácia Popular credenciada, leve um documento de identificação com foto e retire seus absorventes gratuitos. Simples assim!

Como retirar os absorventes gratuitos

Para retirar os absorventes na Farmácia Popular, apresente um documento de identificação oficial com foto e número do CPF, como a identidade ou CNH.

E, importante: você precisa da Autorização do Programa Dignidade Menstrual, gerada em formato digital ou impresso pelo aplicativo ou site do Meu SUS Digital. Com esses documentos em mãos, basta ir a uma farmácia credenciada para ter acesso aos absorventes gratuitos.

Programa Dignidade Menstrual garante absorventes gratuitos
Fonte: Governo Federal do Brasil

O que vem no Kit “Dignidade Menstrual”

O Kit contém 40 unidades de absorventes higiênicos.

Você pode retirar esse kit gratuitamente a cada 56 dias, o que corresponde a dois ciclos menstruais.

Impacto do Programa Dignidade Menstrual na Vida das Mulheres e Meninas

O Programa Dignidade Menstrual tem o potencial de impactar positivamente a vida de cerca de 24 milhões de mulheres e meninas entre 10 e 49 anos que são elegíveis ao benefício.

Ao oferecer absorventes gratuitos para quem não tem acesso a esse item essencial, o programa busca reduzir faltas escolares durante o período menstrual, permitindo mais continuidade nos estudos e melhores oportunidades no futuro.

Além disso, ao fornecer itens básicos de higiene, o programa melhora o bem-estar físico e psicológico das beneficiárias. Sabe aquela preocupação de não ter como se cuidar durante a menstruação? Com o programa, esse peso pode diminuir, e elas podem seguir suas rotinas com mais confiança e tranquilidade.

No longo prazo, o impacto é significativo: mais educação, mais saúde e mais oportunidades de trabalho. Tudo isso contribui para o desenvolvimento social e econômico das mulheres, e claro, de toda a sociedade.

PROGRAMA PÉ-DE-MEIA
PROGRAMA PÉ-DE-MEIA
Jovens de todo o Brasil está recebendo até R$ 9.200 como ajudar do governo federal
Quero Receber
×