Consulta INSS: Extrato, Valores a Receber e Aposentadoria
Anúncios
Consultar os extratos do INSS é uma prática superimportante para todos os segurados, para acompanhar a regularidade das contribuições e assegurar que todos os períodos de trabalho estejam devidamente registrados.
Entenda o que você vai encontrar no Extrato INSS, como receber o benefício e funciona a aposentadoria do INSS.
Anúncios
Consulta do Extrato INSS; o que você vai encontrar
Extrato de CNIS (Contribuições)
Documento que mostra todos os seus vínculos de trabalho, salários e contribuições previdenciárias registrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Você pode verificar três tipos de extratos:
Anúncios
- Relações Previdenciárias – com informações dos períodos trabalhados e/ou contribuídos;
- Relações Previdenciárias e Remunerações – com informações dos períodos trabalhados e/ou contribuídos e os valores dos salários;
- Ano Civil – com informações das contribuições, ano a ano, a partir de novembro de 2019.
Essa consulta é feita totalmente online, sem a necessidade de ir ao INSS.
Extrato do IR (Imposto de Renda): Serviço para solicitar o documento que mostra os valores dos benefícios recebidos no ano anterior. Esse extrato é utilizado na Declaração Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). O pedido é feito totalmente online, sem a necessidade de ir ao INSS.
Extrato de Pagamento de Benefício: Serviço para obter os comprovantes de pagamento dos benefícios recebidos do INSS. O documento mostra os valores, a data e o banco onde o benefício foi depositado.
O pedido é feito totalmente online, sem a necessidade de ir ao INSS.
Extrato de Empréstimo Consignado: Serviço para obter o documento que mostra os empréstimos feitos que têm desconto no benefício do INSS. O documento informa os valores das parcelas, o prazo e a margem disponível para novos empréstimos.
Fique Atento! Você pode obter o contrato de empréstimos consignados feitos em bancos parceiros a partir de outubro de 2021. Esse pedido é feito totalmente online, sem a necessidade de ir ao INSS.
Passo a Passo para fazer a cosulta – pelo site ou app
Consulta pelo site
Faça a consulta através do portal oficial do INSS. Para isso, basta seguir o seguinte caminho:
- Acesse o site e clique em “Entrar com conta Gov.br”;
- Faça o login informando o seu CPF e senha cadastrada;
- Na tela inicial selecione a opção “Extrato de pagamento”;
- Selecione os meses de competência que você deseja consultar;
- Clique em “Baixar PDF”.
Está feito! Agora você tem um arquivo PDF que contém as informações do seu extrato de pagamento. Caso seja pertinente, você pode imprimi-lo quando quiser.
Consulta pelo app Meu INSS
Outra opção para consultar o seu extrato de pagamento do INSS é através do aplicativos Meu INSS. Para realizar essa ação você deverá fazer o download do aplicativo no seu celular e seguir os passos:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Vá até a opção “Meus benefícios”;
- Escolha o benefício que deseja consultar;
- Selecione a alternativa “Extrato de Pagamento”;
- Defina o periodo do extrato de pagamento;
- Baixe o extrato no seu celular.
Receber o benefício do INSS; o que você precisa saber para sacar seus valores
Se você teve um benefício aprovado, aguarde cerca de 15 dias após a data de concessão para receber o primeiro pagamento.
Você pode consultar o banco e a data do pagamento pelo Meu INSS, selecionando o serviço “Extrato de Pagamento”, pela Central 135 ou pela Carta de Concessão, que também está disponível no Meu INSS.
Para o primeiro recebimento, vá ao banco ou local indicado na data prevista, levando um documento oficial com foto e o CPF.
Nos meses seguintes, você pode optar por receber o benefício na instituição financeira onde você tem conta corrente ou poupança, desde que ela tenha contrato com o INSS.
Para alterar o local de pagamento, solicite diretamente no banco onde você tem a conta.
Como funciona a aposentadoria do INSS em 2024?
Para saber quanto tempo falta para se aposentar e quais são as exigências para pedir o benefício é fácil: basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e fazer uma simulação de aposentadoria.
Essa simulação não garante o direito à aposentadoria, pois algumas informações podem estar faltando ou alteradas. Ao solicitar o benefício, o INSS pode pedir documentos adicionais para comprovar os períodos de trabalho e contribuição, que são essenciais para a aposentadoria.
Verifique o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para garantir que todos os registros estejam corretos. (O CNIS é o principal documento dos segurados, contendo informações sobre entradas e saídas em empregos, contribuições, licenças e afastamentos, registrando toda a vida laboral do segurado).
Trabalhadores que estão perto de se aposentar devem ficar atentos às novas exigências da reforma da Previdência que etão em vigor em 2024.
Veja as regras:
- A regra atual exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição.
- Para quem já contribuía antes da reforma de novembro de 2019, há um regime de transição com mudanças anuais até 2031.
- Em 2024, as mulheres precisam ter no mínimo 58 anos e 6 meses de idade, e os homens 63 anos e 6 meses.
- O tempo mínimo de contribuição será de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.
- A regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade, exige no mínimo 91 pontos para mulheres e 101 pontos para homens.