Se você tem sua CNH, sabe que dirigir com ela vencida pode trazer diversos problemas. O fato é que o documento vencido pode gerar infrações graves, multas e até a apreensão do veículo, por isso, é essencial ficar de olho na data de validade.
Dito isso, a seguir a gente te conta tudo sobre o assunto, desde como evitar problemas até um passo a passo para a renovação da CNH. Vem ver!
1️⃣ O que acontece se minha CNH vencer e eu não renovar?
Se a CNH vencer e o motorista continuar dirigindo, ele comete uma infração gravíssima. Isso gera multa, pontos na carteira e pode resultar na retenção do veículo até a regularização do documento.
2️⃣ É possível renovar minha CNH antes do vencimento?
Sim. A renovação pode ser feita até 30 dias antes da data de vencimento. Isso evita correria de última hora e possíveis problemas caso o documento expire.
3️⃣ Posso renovar minha CNH mesmo com multas ou pontos acumulados?
Sim. Ter multas ou pontos registrados não impede a renovação da CNH. O importante é não estar com o direito de dirigir suspenso ou cassado.
O prazo de renovação varia conforme a idade do motorista:
Motoristas que apresentarem condições médicas que exigem acompanhamento periódico, como problemas de visão ou doenças crônicas, podem ter prazos menores de validade determinados pelo médico perito.
👉 Dirigir com a CNH vencida gera multa gravíssima e impede a realização de várias atividades, como alugar um veículo, assinar contratos de financiamento de veículos ou participar de concursos públicos que exigem carteira de motorista válida.
👉 Fazer a renovação no prazo evita transtornos no dia a dia, impede a interrupção de atividades profissionais para quem depende da CNH e reduz o risco de penalidades no trânsito.
Clique abaixo que, na próxima página, você verá quais documentos são exigidos para a renovação da CNH, como iniciar o processo, e as principais etapas para garantir que a renovação seja feita sem problemas.