A era digital chegou também para a Carteira de Trabalho, que desde 2019 passou a ter sua versão virtual substituindo o modelo físico.
Essa mudança segue uma exigência legal, mas também uma forma de trazer mais segurança, praticidade e menos burocracia para o trabalhador.
Ao longo do texto, você vai descobrir por que essa inovação é tão vantajosa, tirar suas principais dúvidas e ver como ela pode simplificar sua rotina.
1️⃣ Substituição da versão física: Todas as contratações feitas a partir de 2019 são registradas exclusivamente em formato digital. Isso significa que, para novos contratos de trabalho, a Carteira de Trabalho Digital cumpre o mesmo papel que o documento físico cumpria antes.
2️⃣ Acesso totalmente online: Você pode consultar sua Carteira de Trabalho Digital de qualquer lugar, basta acessar o aplicativo específico ou o portal gov.br. É prático, rápido e você tem seus dados na palma da mão.
3️⃣ Responsabilidade do empregador pelos registros: As informações trabalhistas são atualizadas por meio do eSocial, sem a necessidade de apresentar o documento físico.
Para muitos brasileiros com carteira assinada, conseguir crédito é um desafio. Quando o nome está negativado, fica ainda mais difícil.
Mas uma nova regra muda esse cenário: agora, é possível usar o FGTS como garantia em empréstimos consignados — mesmo com restrição no nome.
A nova modalidade já está em vigor e permite que trabalhadores do setor privado tenham acesso a crédito com juros menores, menos burocracia e liberação rápida.
Clique abaixo para saber como usar a sua carteira de trabalho digital para conseguir o empréstimo ⤵️
👉 Obrigatoriedade para novos contratos: Desde 2019, o Governo Federal estabeleceu que os registros sejam feitos em formato digital.
👉 Praticidade no dia a dia: Com poucos cliques, você confere seu histórico profissional e outras informações, sem precisar de papelada ou deslocamentos até o RH.
👉 Tecnologia a seu favor: A facilidade de fazer tudo pelo celular ou computador traz mais agilidade e modernidade ao processo.
A digitalização chegou para ficar e a Carteira de Trabalho Digital é a prova de que a inovação pode facilitar a vida de todos os trabalhadores.
Agora que você já sabe os principais motivos e benefícios para aderir a essa nova versão, é hora de descobrir quem pode fazer a Carteira de Trabalho Digital e como acessá-la!
* Você permanecerá neste mesmo site *