Já pensou ter dinheiro esquecido no banco disponível para retirar e usar como quiser? Você pode ser um dos 40 milhões de brasileiros que o Banco Central diz ter dinheiro esquecido em alguma instituição financeira.
Segundo o Sistema de Valores a Receber (SVR), as instituições possuem cerca de R$ 8,01 bilhões esquecidos. Os valores disponíveis podem variar de R$10 reais até mais de Mil.
Qual a origem desse dinheiro
A origem do dinheiro esquecido em bancos ou instituições financeiras podem vir das seguintes fontes:
- Contas-correntes ou poupanças fechadas e não resgatadas;
- Taxas cobradas erroneamente ou parcelas de crédito indevidas cobradas pelos bancos;
- Participações acionárias e distribuição de excedentes líquidos de membros de cooperativas de crédito;
- Consórcios encerrados cujos proprietários não foram contatados.
Muito cuidado, pois qualquer outro tipo de promessa sobre a questão da origem do dinheiro pode ser alguma tentativa de ação de má fé contra você. Portanto, confie sempre nas informações oficiais do governo sobre esse assunto.
As dúvidas mais comuns sobre os valores esquecidos
O que é o Valor a Receber?
O serviço Valores a Receber permite que você verifique se há dinheiro esquecido ou inesperado em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras e, se houver, fornece orientações sobre como resgatar esses valores.
Como saber se tenho Valor a receber?
As consultas são feitas por meio do endereço valoresareceber.bcb.gov.br. É possível consultar fundos inativos, seja em contas-correntes encerradas ou na poupança, abrangendo tanto contas de pessoa física como de empresas.
Preciso pagar alguma taxa para receber o valor que tenho disponível?
Não precisa pagar nada para consultar nem para receber o valor.
Como faço para receber meu dinheiro?
Para receber o dinheiro do SVR, você tem duas opções simples:
- Entrar em contato com a instituição responsável e pedir o pagamento diretamente a eles.
- Solicitar o pagamento dentro do próprio sistema, desde que a instituição tenha concordado com um acordo do Banco Central e você tenha uma chave Pix válida (não pode ser aleatória).
Qual o Prazo para o banco ou instituição financeira devolver o valor?
A instituição é responsável por devolver o valor, e se você solicitou através do Sistema de Valores a Receber, receberá em até 12 dias úteis.
Se você pedir diretamente à instituição, inclusive para valores de pessoas falecidas, não há um prazo definido. Depende do acordo entre vocês e dos prazos de análise dela.
Consigo consultar e resgatar valores de pessoas falecidas?
Para acessar, entre com sua Conta gov.br e selecione “Valores a receber de pessoa falecida”. Informe o CPF e data de nascimento da pessoa falecida. Em seguida, concorde com o Termo de Responsabilidade para acessar os dados.
Importante: Você deve ser herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal para visualizar os dados da pessoa falecida.
Agora que você já conhece o Valores a Receber, é importante saber como consultar esses valores de forma segura.
Redatora responsável pelos conteúdos deste site desde 2023.